FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO DE ORAÇÕES - ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL: capitania.mor.anjos@gmail.com

domingo, 25 de setembro de 2022

HISTORICO DA CAPITANIA MOR DA CASA PIA DOS SANTOS ANJOS E EXPLICAÇÃO DO NOME E DOS SIMBOLOS


Tudo começou com a fundação da Pia Associação dos Santos Anjos, mantida pelos padres salesianos, no início do século XX. Essa Associação fez bem a muitas almas e era muito apostólica. Pelos idos anos de 1949, minha mãe, então muito jovem, convidada por uma amiga, ingressou como aspirante  nessa Pia Associação. Depois com o passar dos anos, a Pia Associação deixou de existir. Porém a ideia era muito boa. Assim, aproveitando o legado espiritual deixado pela Pia Associação dos Santos Anos, no dia 01 de julho de 2021 uma religiosa chamada Catarina, montou a Casa Pia dos Santos Anjos, para reunir os devotos dos Santos Anjos e ensinar sobre eles. Essa Casa Pia – que quer dizer “Casa piedosa” na verdade era apenas virtual, pois ensinava e reunia pela internet. Teve mais de 80 mil visitas. Depois aos poucos foi desaparecendo.

Confesso que minha mãe sempre teve muita preocupação em me dar uma educação religiosa. Mãe muito amorosa e zelosa, sempre me orientou e educou e me incentivou aos estudos. Foi ela quem me aproximou de São Miguel Arcanjo. Uma vez o conhecido Padre Exorcista, Miguel Pedroso, estando na minha casa, abençoou a todos e quando se aproximou de mim, disse para minha mãe: “este será um dos nossos”. Profecia essa que jamais entendi bem. Que rumo eu deveria tomar?  

Com o passar dos anos, estudei muito, aprendi música, filosofia, história, e me formei em advogado. Nas poucas horas de laser, eu me dedicava à musica chamada Musica Antiga (que compreende os períodos Medieval, Renascentista e Barroco). Foi minha querida Mãe quem me ensinou a rezar a coroinha de São Miguel Arcanjo. Na minha juventude, pelos meus 16 anos, eu já rezava diariamente o rosário, a coroinha de São Miguel Arcanjo e também o Breviário Carmelitano. E assim foi minha formação.

Uma vez, lendo a Bíblia, no Livro do profeta Daniel (capitulo 12), notei a gravidade da situação: “Naquele tempo, surgirá Miguel, o grande chefe, o protetor dos filhos do seu povo. Será uma época de tal desolação, como jamais houve igual desde que as nações existem até aquele momento.”

Então tive uma inspiração. Senti no meu íntimo um chamado para montar um grupo, convocar pessoas e unir-nos todos com São Miguel, pois é chegada a hora.

Fiz um canal no YouTube (Capitania Mor dos Santos Anjos) para explicar a guerra entre Anjos e Demônios e o processo revolucionário dessa guerra aqui na Terra. Depois fiz este Blog, para informações e finalmente o grupo de Cavaleiros, Damas e Infantes. Nossa arma é a oração. Rezando uns pelos outros, formamos uma frente muito forte de orações e de vitórias.

Assim se fez... e a benção de Deus veio sobre nós, pois em tão pouco tempo, com todas as dificuldades encontradas, já estamos chegando a 2000 (dois mil) membros. Já tivemos notícias de conversões e de pessoas que não rezavam mais, e que por causa do nosso grupo, passaram a rezar.

Tudo foi feito, com orações e bençãos, e sabendo do papel importante que os Santos Anjos têm no mundo, montei a Capitania Mor da Casa Pia dos Santos Anjos. Realmente os Santos Anjos são muito esquecidos, especialmente em épocas de crise. Antes do Concilio Vaticano II a festa e procissão no dia dos Santos Anjos (2 de outubro) era obrigatória, e até mesmo a aparição de São Miguel no Monte Gargano (dia 8 de maio) constava no Breviário. No entanto, os Anjos têm um papel importantíssimo nos dias atuais.

Estamos envolvidos numa guerra que não fomos nós quem começamos. E muitos nem sabem disso. Essa guerra começou com a revolta de Lúcifer no céu e depois, expulso do céu, o maligno continuou essa guerra contra Deus aqui na Terra. Deus por decreto, oficializou a guerra entre a posteridade da Virgem Maria e a posteridade da serpente. “Porei inimizades entre a mulher e a serpente, entre a posteridade dela e a posteridade da serpente” (Genesis, capitulo 3, versículo 15). Deus decretou essa guerra entre os homens (do bem e do mal) para todo o sempre.

Comentários de São Luiz no livro Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem: tópicos de 51 até 54 :

“Uma única inimizade Deus promoveu e estabeleceu, inimizade irreconciliável, que não só há de durar, mas aumentar até ao fim: a inimizade entre Maria, sua digna Mãe, e o demônio; entre os filhos e servos da Santíssima Virgem e os filhos e sequazes de Lúcifer; Deus não pôs somente inimizade, mas inimizades, e não somente entre Maria e o demônio, mas também entre a posteridade da Santíssima Virgem e a posteridade do demônio. Quer dizer, Deus estabeleceu inimizades, antipatias e ódios secretos entre os verdadeiros filhos e servos da Santíssima Virgem e os filhos e escravos do demônio. Não há entre eles a menor sombra de amor, nem correspondência íntima existe entre uns e outros.”

Católico Apostólico Romano, como sou, não poderia deixar de seguir também as palavras do Papa São Pio X:

“Deus na primeira luta venceu servindo-se de São Miguel. Devemos, portanto, acreditar firmemente que a luta atual terminará triunfante e também como outrora, com o socorro e a ajuda deste Arcanjo bendito”

Não bastasse isso, no apocalipse lemos sobre uma guerra de anjos e demônios, e que o demônio desceu na Terra com grande ira (apocalipse capitulo 12, versículo 12). E não só isso, mas que Lúcifer tem grande poder de sedução, pois seduz todo mundo, seduz as nações e seduziu até os anjos rebeldes para que o acompanhassem na sua revolta contra Deus (apocalipse capitulo 12, versículo 9; capitulo 20, versículos 3, 8 e 10). Eu tinha o dever de alertar para que não se deixassem seduzir por dinheiro, prestigio e fama, pois Lúcifer conhece bem o fundo da alma do homem e sabe que ele almeja riqueza, prestigio e fama. Muitas vezes o demônio se disfarça de “amigo que estende a mão” ... o verdadeiro amigo é aquele que nos leva para o céu...

Baseado em tudo isso, e sabendo do orgulho do ser humano de atribuir a salvação do mundo para si, e mais uma vez negar a importância dos Anjos, pensei em esclarecer a opinião pública sobre a realidade e importância dos Santos Anjos. As grandes Revoluções todas são continuidade da Revolta de Lúcifer no Céu.

Procurei um nome adequado para chamar minha iniciativa. Encontrei muitas sociedades dedicadas aos Santos Anjos e São Miguel. Nenhuma delas nomeava São Miguel Arcanjo como Capitão dos exércitos do Senhor.

Então pensei no seguinte: Capitania é onde fica o Capitão, ou onde ele exerce seu domínio. Ora, como meu trabalho todo é demonstrar o papel dos Santos Anjos nesta Terra, comandados por São Miguel, pois se trata de uma luta contra o demônio, nada mais justo de designar o “meu território apostólico” como Capitania de São Miguel.

Por outro lado, havia a Casa Pia dos Santos Anjos, criada pela Madre Catarina, onde reunia virtualmente as pessoas devotas dos Santos Anjos.

Casa é uma forma de dizer “aqui se reúne pessoas” e “pia” é uma palavra derivada de piedosa. Casa Pia, quer dizer então: Casa Piedosa, onde se pratica a piedade, se reza, se conta história, se faz apostolado, se pratica atos que levam a pessoa até Deus.

Aliás, antigamente, quando alguém trabalhava para uma família importante, perguntava-se: de onde você é? E então a pessoa respondia: “Sou da Casa de .....”. Assim se alguém perguntar de onde somos, responderemos, somos da Casa de São Miguel, uma casa pia – toda piedosa de orações.

Diferenciando de tudo o que já existia na época, resolvi adotar o nome de Capitania Mor da Casa Pia dos Santos Anjos. Esclarecendo que “Mor” é uma palavra antiga que quer dizer maior, principal. O altar mor de uma igreja é o seu altar principal. Capitania Mor seria então a mais importante capitania, onde quem manda é São Miguel Arcanjo. Duvido que haja outro grupo com esse nome tão extenso e particular: Capitania Mor da Casa Pia dos Santos Anjos.

De início comecei fazendo exposição no YouTube, explicando sobre os anjos, depois montei um grupo de orações, onde uns rezam pelos outros. Todos os que seriam inscritos teriam a obrigação de rezar ao menos uma Ave Maria pelos demais do grupo. Assim, sem saber quem são e nem quantos são, uns estariam rezando perpetuamente uns pelos outros.

Para dignificar as pessoas que teriam gesto tão nobre como rezar uns pelos outros perpetuamente, deveria haver algo honroso. Percebi também que há muitas buscas por títulos das várias ordens de cavalaria que existem hoje em dia: “Ordem Equestre de Jerusalém”, Ordem de São Lázaro, Ordem de Malta, Ordem do Cruzeiro do Sul, Ordem das Rosas (fundada por Dom Pedro I), Ordem de Santiago, Ordem de São Miguel da Espada, Ordem militar dos Templários e muitas outras. Algumas dessas ordens surgiram na Idade Média e hoje são meramente históricas e honoríficas, não tendo mais a conotação de Cruzada como antigamente tinham. Essas ordens militares ou não, são simbólicas e hoje tem outra luta, como por exemplo a luta contra a lepra (Ordem de São Lazaro).

Nós católicos temos também uma grande luta: a luta contra o pecado que não é menos nobre que outras lutas. Então porque não dar um título honorífico e simbólico à tão nobre causa? A causa de rezar uns pelos outros? A causa de conhecer e venerar os Santos Anjos tão esquecidos no mundo de hoje? Assim, dessa forma, pensei numa classificação honorífica. Me baseei nas outras ordens de cavalaria já existentes, mas modifiquei o termo tornando-o mais católico e mais significativo. Não sou nobre de sangue, e nem confiro títulos de nobreza, mas posso conferir títulos honoríficos.

As dignidades que as pessoas são recebidas estão diretamente ligadas com o tipo de adesão que tem com a Capitania Mor da Casa Pia dos Santos Anjos.

O Capitão Maior ou Mor é São Miguel Arcanjo.

Abaixo do Capitão Mor São Miguel Arcanjo, estão o fundador que também é o chanceler, o conselho que ajudam e fazem os contatos e inscrições, os Cavaleiros, as Damas, os Infantes e os Irmãos.

A insígnia da Capitania Mor é um escudo oval com orla branca e fundo vermelho. No meio uma cruz própria branca e azul (azul representando o céu e branco representando os anjos). O escudo é uma proteção pela oração, fundo vermelho porque o campo é de batalha, de luta. Essa insígnia – benta por um sacerdote – é fixada numa fita para ser portada ou na Igreja ou particularmente na sua residência enquanto reza. Não é obrigatório a aquisição da fita e do certificado impresso. Ao se inscrever a pessoa já recebe um certificado por e-mail ou WhatsApp.

Fita Branca para as mulheres, fita azul para os homens e fita vermelha para os sacerdotes e demais religiosos.

FINALIDADE: O que se pretende? Nada de associação, nada de sociedade, nada de ordem religiosa, apenas e tão somente reunir pessoas que são devotas de São Miguel Arcanjo e dos Santos Anjos. Sem sede, sem diretor, sem subordinação, nenhum vínculo a não ser a obrigação de rezar uns pelos outros. NÃO TEM FIM LUCRATIVO, as despesas de correio e de confecção de certificados, escudos e medalhas são doações espontâneas especialmente para esse fim. Na verdade, é um grupo de devotos que rezam e sabem que há uma guerra de anjos e demônios, e que devemos tomar partido dos anjos bons no combate às corrupções e tendências desordenadas do mundo moderno.

PRETENDE-SE NA VERDADE FAZER O MAIOR GRUPO DE ORAÇÕES DO BRASIL, pois a única obrigação de todos os inscritos é a de rezar ao menos uma Ave Maria e um Santo Anjo, diariamente, pelos demais inscritos na Capitania Mor. Assim o Brasil inteiro estará rezando perpetuamente por você e você estará rezando pelo Brasil. Quanto mais pessoas ingressarem MAIS PESSOAS REZARÃO POR VOCE E VOCE POR ELAS.

Uma única Ave Maria e um Santo Anjo por dia. Já dizia São Luiz Maria Grignion de Montfort: “Par l’Ave Maria le peche se détruira” (Pela Ave Maria o pecado será destruído).

Convido a todos a se juntarem a nós, e pela oração venceremos sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar nosso Blog. Pedimos que somente comente com respeito. Qualquer comentario ofensivo ou que conste palavrões, serão deletados

São Miguel virá para combater por Deus

Palavras do Papa São Pio X “Deus na primeira luta venceu servindo-se de São Miguel. Devemos, portanto, acreditar firmemente que a luta atual...