FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO DE ORAÇÕES - ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL: capitania.mor.anjos@gmail.com

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Exortação à quem Deus se serve para ser apóstolo pelas letras

Há muitos anos atrás, quando eu era bem pequeno, me ensinaram a doutrina católica através de histórias que eu gostava muito. Meus professores eram pessoas muito sábias, tinham muito conhecimento. Sabiam as mais belas histórias e também sabiam contá-las, e desde muito pequeno eu convivi com histórias de muito bom gosto.

Eu ouvia essas histórias maravilhosas e percebia que essa era a melhor forma de se ensinar alguém. Nosso Senhor Jesus Cristo ensinava por parábolas, conforme se vê no evangelho. Se o próprio Deus havia escolhido essa forma, é porque era a forma mais perfeita de se ensinar. Disso me convenci.

Com o passar dos anos, contei muitas histórias para fazer bem a muitas almas. Acabei sendo conhecido no mundo Católico por “contador de histórias”, e, depois, escrevendo essas histórias pela internet acabei sendo conhecido por “Apóstolo das Letras”. Histórias essas que voaram longe.

Percebi que muitas pessoas que gostavam de minhas histórias, também ensinavam através de histórias e além de narrar fatos muito bonitos,  repassavam as minhas para outros.

Numa certa noite, quando o céu estava estrelado e a brisa da madrugada era amena e convidativa para reflexões, eu escrevi:

Exortação à quem Deus se serve para ser apóstolo pelas letras

Há muitas artes. Arte de contar estórias. Arte de falar. Arte de pintar ou mesmo de musicar. Entre todas essas artes, para nós apóstolos pelas histórias, sem dúvida nenhuma a arte de escrever é de importância fundamental.

Escrever não é tarefa fácil... Procuremos escrever com caridade cristã. Escrevamos com arte Cristã.

Se há alguma coisa tão necessária nos nossos dias, essa coisa pode ser resumida na salvação das almas.

Escolher palavras, “endireitar” frases... As palavras são tão ricas em significado... E como são cheias de sinônimos e símbolos.

Acredito mesmo que algumas leituras podem tocar mais profundamente uma alma do que um discurso falado.

Como é que é isso? Como escrever com arte cristã?

Muita gente escreve com as mãos, outros escrevem com o coração.

Uns abordam a vida cotidiana, outros o cotidiano da vida.

Uma coisa é certa: em todo o escrito tem a alma do escritor.

Escreva como se fosse um mero comentário... e depois as ideias brotam... Deixe a graça de Deus te conduzir para as regiões mais elevadas do pensamento. Aí então a pena desliza no papel.

Crie polemica com seu próprio texto... Só tenha cuidado para ele não ganhar de você.

Escrever é uma arte onde sempre digladiamos eu e minha mão, meu coração e minha mão.

Mãos acenam, escrevem, indicam, exprimem...

Será que elas têm vida própria?

É na mão que carregamos nossos compromissos, como uma aliança ou um anel de formatura. Mãos de responsabilidade.

Quando a mão assina algum documento, obriga o resto do corpo a cumprir o que assinou. Mãos que conduzem.

O dedo em riste para frente e acima indica o futuro. Mãos “proféticas”?

Mas e o coração? Em meu coração não há dedos para indicar o futuro, mas há rumos que indicam horizontes.

Minha mão, às vezes, estica o dedo em riste e increpa. Outras vezes empunha a caneta como se fosse uma espada, Golpeando seus traçados e linhas contra os maus.

Porém no meu coração os horizontes são empíreos, onde estão guardados os ideais perenes que nunca morreram. Então ali está a luta mais sublime e de guerra transcendente.

Nesse debate entre meu coração e minha mão, as faíscas de argumentos são sempre construtivas.

Numa coisa sempre estamos em comum acordo: mão e coração. É que ambos nos unimos, mão e coração, para fazer uma prece e agradecer a Deus.

Deslizar a caneta sobre um papel...  Parece fácil? Mas não é.

É preciso muita oração. O que a mão escreve, depende do que vai no coração.

É dessa forma que por um escrito se salva uma alma.

Pelas mãos do escritor se conhece seu coração, sua alma. E se sua alma e seu coração estiverem “presos” nos erros do mundo moderno, o que sairá dali?

Cuidemos de nossa alma, sejamos virtuosos. Se tivermos a graça de Deus:

Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de vosso Pai que falará em vós. (São Mateus, 10:20)

Quando, porém, vos levarem às sinagogas, perante os magistrados e as autoridades, não vos preocupeis com o que haveis de falar em vossa defesa, porque o Espírito Santo vos inspirará naquela hora o que deveis dizer. (São Lucas, 12:11-12)

Escrevamos, meus amigos Apóstolos pelas letras e pelas histórias, com caridade cristã. Sejamos ferozes e implacáveis contra o mal, mas caridosos com nossos irmãos.

Mãos escrevem, os lábios rezam. Assim, a todo o escrito deve ser acompanhado de uma oração.

Quando postas em oração as mãos atingem o Céu.

Que Nossa Senhora abençoe a todos nós.

Autoria: Euclydes Jorge Addeu, em 04 de novembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar nosso Blog. Pedimos que somente comente com respeito. Qualquer comentario ofensivo ou que conste palavrões, serão deletados

São Miguel virá para combater por Deus

Palavras do Papa São Pio X “Deus na primeira luta venceu servindo-se de São Miguel. Devemos, portanto, acreditar firmemente que a luta atual...